Então é Natal!
Um ano depois de passar o Natal no Hemisfério Norte, estou vendo as nossas festas de fim de ano de outra maneira. Aqui não há neve, nem lareiras com sapatinhos, nem pessoas com roupas natalinas. Não há gingerbread, nem candy cane, nem "Santa Claus is coming to town" 120 vezes por dia. Os shoppings estão lotados e decorados como no Canadá, mas os hábitos são bem diferentes.
Com o 13º salário nas mãos, as pessoas pagam dívidas, trocam o celular, fazem crediário para um novo eletrodoméstico e compram umas lembrancinhas para os mais chegados. Depois compram peru, pernil, cerveja ou fazem um churrasco na laje ao som do especial da Xuxa de Natal. Quando é meia-noite, todos festejam, trocam embrulhos improvisados e voltam para seus lares sonhando com um pacotinho de Eno. No dia seguinte, comem os restos da ceia, assam o finalzinho da carne, deixam as crianças depredarem a casa e vão dormir alheios à montanha de louça engordurada na pia.
Como tudo no Brasil, o Natal é informal, alegre e desordenado. Apesar da influência norte-americana, ninguém liga muito para as convenções, ou melhor, a grana é curta. Enquanto no Canadá a classe média planeja uma ceia com utensílios novos nas cores da árvore e da guirlanda da entrada, por aqui o máximo que a dona de casa faz é desempoeirar o aparelho de jantar que ganhou no casamento nos anos 70.
Se alguém me perguntar onde o Natal é mais bonito, obviamente vou responder que é no Canadá. Agora, se a questão for onde é menos alegórico, eu diria que no Brasil. Talvez a falta de dinheiro deixe as pessoas menos preocupadas em impressionar. Claro que isso não reveste o Brasil de um manto de benevolência e amor no coração. Como em qualquer lugar do mundo, há familiares que apenas se suportam durante a ceia, colegas de trabalho que ficam bonzinhos e funcionários que fingem eficiência para ganhar uma caixinha.
Está sendo divertido ver de perto o Natal brasileiro novamente. Nunca pensei que algo tão velho na minha mente se transformaria em novidade.
2 Comentários:
Talvez nao eh novidade Martovisk, e sim, valorizac,ao, por mais banal que parec,a. Leia lah no meu blog pra ver minha opni~ao.
Happy New Years!
Bejitosss e maravilhoso 2007 com cheiro de muita viagem!
... da Drica <* *>
Drica
Muito legais seus posts sobre as festas de fim-de-ano.
Feliz 2007
Beijos
Postar um comentário
<< Home