domingo, 31 de dezembro de 2006

Réveillon sem roupa branca

Passamos o último réveillon de preto. Da cabeça aos pés. Sem queima de fogos, euforia, sete ondas, lentilha, sorrisos e esquindô-esquindô. Nem por isso 2006 foi ruim. Começamos o ano muitíssimo bem, chutando tudo para o alto e cainda na estrada. O velho sonho da mochila nas costas finalmente virou realidade. Em cinco intensos meses pela Europa.

A segunda metade de 2006 foi um banho de realidade. Ar seco, congestionamentos, problemas respiratórios, lenços de papel, noticiários apocalípticos, caxumba e algumas lágrimas. E novamente não tivemos do que reclamar. Fomos acolhidos pelas pessoas mais importantes das nossas vidas e encorajados a olhar para frente.

Aos poucos, a conta na farmácia foi diminuindo e os utensílios domésticos, achando espaço nos armários. Novamente a sala estava repleta de caixas de papelão e carregadores do caminhão de mudanças, mas dessa vez era uma chegada, não uma despedida. Desempoeiramos quadros, panelas, livros e CDs. Ajeitamos cômodos, talheres e prioridades. Fizemos ajustes nos gastos, nos planos e na agenda telefônica. Era tempo de limpeza, tempo de pôr tudo na balança.

A poucas horas de 2007, me sinto tão empolgada quanto numa final de um campeonato de biriba. Gosto das trocas de mensagens otimistas e dos votos esperançosos da caixa do sacolão, mas realmente pareço estar desconectada do calendário cristão e do clima de contagem regressiva. Claro que à 0h do dia primeiro de janeiro estarei em meio a beijos, abraços e taças tilintando, mas por pura farra. Sinto que nosso Ano Novo começou faz tempo, talvez no exato momento em que as rodas da aeronave que nos trouxe de Madrid tocaram a pista do aeroporto de Cumbica.

Oxalá (Madredeus)


Vista da área de serviço do sol nascendo


Oxalá, me passe a dor de cabeça, oxalá
Oxalá, o passo não me esmoreça;

Oxalá, o Carnaval aconteça, oxalá,
Oxalá, o povo nunca se esqueça;

Oxalá, eu não ande sem cuidado,
Oxalá, eu não passe um mau bocado;
Oxalá, eu não faça tudo à pressa,
Oxalá, meu futuro aconteça

Oxalá, que a vida me corra bem, oxalá
Oxalá, que a tua vida também;

Oxalá, o Carnaval aconteça, oxalá
Oxalá, o povo nunca se esqueça;

Oxalá, o tempo passe, hora a hora,
Oxalá, que ninguém se vá embora,
Oxalá, se aproxime o Carnaval,
Oxalá, tudo corra menos mal

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home