segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Viva o recolhimento


Hoje estou recolhida. Sem vontade de sorrir ou falar. Arrastando os pés como se estivesse de moletom em casa. Não, não é tristeza. É que todo mundo tem direito a alguns dias de recolhimento. De não parecer radiante. De não saltitar, nem querer ser legal.

Um colega me convidou para sentar na mesa dele para almoçar. Preferi o sol que batia no balcão onde eu estava. Talvez foi antipático da minha parte, não sei. Mas por alguma razão, não tive vontade de gastar energia numa mesa com mais pessoas.

Pensando no meu dia de caramujo, me lembrei de um comercial que eu odeio de um absorvente estreito na parte de trás. Vocês já viram essa aberração? Que me perdoe quem usa esse negócio, mas eu acho essa invenção um desrespeito às mulheres. Quer dizer que uma criatura não pode se dar o luxo de parecer menos sexy nem quando está jorrando sangue? Precisa usar uma tanga enfiada no rego 31 dias por mês?

Há quem deteste menstruar por inúmeras razões que não preciso enumerar aqui. Talvez algumas pessoas queiram me matar, mas acho menstruação uma benção. É ela quem me faz lembrar que sou humana, e não uma boneca loira da revista Nova. É ela quem me faz desacelerar por alguns dias em calças ainda mais confortáveis. É por causa dela que adio um compromisso à noite e me permito deitar na cama mais cedo.

As cólicas, às vezes, incomodam mais. Aí arrasto os chinelos até a cozinha e aqueço água para uma xícara de chá e para encher uma bolsa térmica que vai aquecer meu ventre. E nesse aparente desconforto, sem perceber, eu paro para cuidar de mim. Para me recolher como fazia minha mãe, minha avó e minha bisavó. Para não entrar na loucura do “esteja-pronta-para-tudo-31-dias-por-mês”.

Antes que você, amiga que odeia menstruar, me mande uma carta-bomba, eu queria dizer uma coisa. Sim, sei que há casos de dores que só passam a base de muitos remédios, mas aí estamos falando de exceções e de problemas que precisam ser tratados de alguma maneira. O que estou falando aqui é que questiono muito esses médicos patrocinados por laboratórios que falam por aí das maravilhas de não menstruar nunca mais.

Querem saber mais? Acho que muitos homens adorariam ter uma desculpinha uma vez por mês para se cuidarem com mimo e chazinho. E nós, em vez de respeitarmos nossa natureza, tentamos ser homens. Curioso, não?

4 Comentários:

às 11/10/2007, 16:36, Anonymous Anônimo disse...

Parece estranho, mas muitas vezes eu gosto dos meus dias de TPM. São aqueles dias em que eu me permito surtar um pouco mais, falar um pouco mais alto, brigar se for preciso. É um nervosismo que, de uma maneira muito estranha, até que me faz bem. Um descontrole bom!

 
às 12/10/2007, 18:44, Blogger Rosana disse...

Marta,
Eu concordo com você em gênero, número e grau! Eu sou uma das que sofre com a TPM, mas não entro na onda destes médicos que querem tirar a menstruação com hormônios masculinos, transformando a mulher em algo estranho e anti-natural. Menstruar faz parte da nossa natureza, e nesses dias, fico mais instronspectiva, respeito meu corpo e me recolho um pouco mais. Ser mulher é isso aí! Concordo sobre o absorvente enfiado na bunda, será que não podemos nos permitir ficar à vontade nem naqueles dias&

Parabéns pelo tema, senti saudades do nosso curso.
Beijos,
Rosana

 
às 14/10/2007, 17:54, Anonymous Anônimo disse...

Marta
Vc realmente é uma mulher com M MAIUSCULA, sincera e de muita visão
parabens
bjs

 
às 14/10/2007, 22:43, Blogger Frontera disse...

Déia
TPM, às vezes, é nossa válvula de escape.

Rosana
Também sinto saudades das nossas aulas na PUC.

Anônimo
Fico agradecida.

Beijos

 

Postar um comentário

<< Home