quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Você tem razão, meu irmão

Faltou incluir um item importante no post abaixo. Disse meu irmão Gerson (sempre ele):

- Um dos responsáveis pela crise dos 30 você não colocou, que é o cara que criou essa expressão. Porque crise a gente tem o tempo todo...

É verdade, Gé. Temos crises em várias fases da vida e todas nos fazem crescer (e sofrer). Se elas são bem-vindas? Si, pero no mucho. São necessárias, mas poderiam ser bem menos dolorosas se não fôssemos atropelados pela lista interminável de exigências desse mundo doido. Ou melhor, se não deixássemos que elas nos atropelassem.

Este é apenas um desabafo. De alguém que resolveu jogar a toalha. Não quero ser mais uma paranóica tentando se encaixar nos padrões vigentes. Cansei.

O metrô de São Paulo

Mudando totalmente de assunto, queria falar de um aspecto positivo e outro negativo do nosso metrô. Vou começar pelo ruim para possibilitar um desfecho otimista.

  • As cerquinhas das plataformas da estação Sé

    Não me conformo com aquelas barras de ferro que organizam a entrada dos usuários nos trens. Até entendo que o objetivo daquilo é evitar um caos maior do que já acontece todos os dias mas, para mim, aquilo é um claro atestado de incompetência. O pensamento me parece mais ou menos assim: "já que não podemos aumentar o número de trens e linhas, nem melhorar o transporte, então vamos pôr essas cerquinhas para que as pessoas não se matem no horário do rush."

    É o provisório que vira permanente, uma marca registrada da maioria das administrações públicas desse país. Dia desses recebi um panfleto da CET com orientações "valiosíssimas" sobre como proceder em dias de enchente. Puxa vida, ainda bem que o Estado se preocupa com o bem estar dos cidadãos, até mandou imprimir uns papéis para que a gente não morra afogado...

  • A agilidade dos usuários

    Caminhando pela estação, quase fui atropelada por adolescentes que tentavam chegar a tempo ao trem. Eu disse "quase". Se fosse em Toronto, a gente teria se trombado porque lá as pessoas andam em linha reta. Aqui não. Aqui eu me esquivo para lá, elas jogam o peso do corpo para cá e todas nós saímos ilesas.

    É o manjada e verdadeiro jogo de cintura de alguns povos, o mesmo que permite cerquinhas para a boiada no metrô e panfletos "educativos" para dias de dilúvio. A nossa flexibilidade é vista como algo positivo, claro, e dessa vez não quero bater no óbvio lado negativo. Naquele momento, apenas fui otimista. Pensei: ainda bem que não foi em Toronto!

  • 7 Comentários:

    às 11/01/2007, 15:59, Anonymous Anônimo disse...

    Oi Lú, valeu por me citar!! Tô famoso! (autógrafos somente após a entrevista coletiva, ok?) Muito boa essa de folhetos explicativos de como proceder em enchente, "é o governo, trabalhando por você", hahahaha. É que nem aquelas dicas de como proceder em caso de assaltos no farol. Agora lá em Toronto o cara desviaria sim, se fosse um dos alunos de capoeira da academia da Young Street!!! Bjs!! (Gé) PS: Só eu comento aqui!!!

     
    às 11/01/2007, 18:02, Blogger Frontera disse...


    É verdade, deixamos de ser celebridades desde que voltamos. Ninguém mais quer saber da gente...
    Beijos

     
    às 11/01/2007, 18:29, Anonymous Anônimo disse...

    Por falar em Metrô, é num lugar como esse que a gente encontra gente pra danar. E gente como o Bambino, gente sensacional que não via fazia algum tempo. Para não estranhar a tremenda coincidência de tê-lo encontrado no meio de uma multidão (digo isso pela altura dele, claro), foi ter encontrado o Raul no dia anterior. Não bastasse esses dois fatos, o detalhe é que o primeiro encontro, no caso, o segundo relatado por mim, também foi em um ambiente de transporte terrestre, este, o Terminal Rodoviário de nossa terra andreense, gigantesco viveiro industrial....ops...Na verdade, depois de tantas firulas, passo mesmo aqui para tentar marcar um encontro contigo, acho que pode ser em algum ponto de táxi só para manter a saga....Abraços...

     
    às 11/01/2007, 20:12, Anonymous Anônimo disse...

    Eu ia justamente falar que eu venho tendo crises desde sempre. Mas eu invariavelmene boto a culpa nos hormonios que eu nao teria naturalmente...

    Agora, que capoeira eh essa ai da Young? Faz tempo que eu estou precisando aprender a bater em alguem, mas bater em grande estilo. Culpa dos hormonios... :)

     
    às 11/01/2007, 20:15, Anonymous Anônimo disse...

    Ah sim, a falta de comentarios ta mais para a preguica, hein. Culpa dos leitores the RSS que entregam os posts de todos os blogs em uma pagina so, bonitinho pra gente.

    E, mudando de pato pra ganso, o Martim nao foi autorizado a escrever aqui nao? Demitiu ele? :) Ou ele mantem um blog escondido da gente?

    Beijos!

     
    às 11/01/2007, 23:51, Blogger Frontero disse...

    Lucia, o Martim foi autorizado sim a escrever. Supostamente, ele é até um dos sócios-fundadores deste blog. O problema real é que ele anda ou muito preguiçoso ou misteriosamente pensando em escrever as coisas smpre dentro de um trecho começando com function()
    {
    ...
    }

    'Beijos';

     
    às 15/01/2007, 17:16, Blogger Frontera disse...

    Glauco
    Essa sucessão de coincidências realmente merece um reencontro :-)
    Bj

     

    Postar um comentário

    << Home