segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Volta às aulas (1 mês antes)


Acabou a festa. Ainda não está o caos no trânsito de dezembro, mas a calma da semana passada já desapareceu. Por isso, eu e o Martim ressuscitamos, antecipadamente, o sentimento de volta às aulas. E a conclusão foi a seguinte: tirando o material escolar novinho em folha, para nós, aquelas primeiras semanas de fevereiro eram uma droga!

Sinto muito, mas não fazemos coro com aqueles que dizem morrer de saudades dos tempos de escola. Para mim, em especial, a vida escolar era apenas um mal necessário. Uma embromação que tomava mais da metade dos meus dias, entre ditados, cabeçalhos repetitivos, equações idiotas e muita bitolação.

Espero, de verdade, que nossos filhos tenham uma educação mais ampla e divertida. Que não precisem decorar coisas inúteis ou passar pelo sofrimento do vestibular. Que possam exercitar mais a imaginação e não precisem se contentar apenas com a mente fugindo para algum lugar fora da sala de aula.

A redenção de tantos anos de estudos chatinhos veio na faculdade. Foi aí que finalmente pude escolher o que queria estudar e fazer. E aí fiz um curso atrás do outro, sem ninguém me exigindo, pressionando ou checando meu boletim escolar. Sem tia Maroca enchendo o saco, nem crianças bestas me azucrinando no recreio.

Pode parecer estranho, mas não troco a vida profissional pelos tempos de escola. Não mesmo!
Ok, ok, sou esquisita mesmo...

2 Comentários:

às 07/01/2008, 18:58, Blogger Rosana disse...

Marta,
Eu concordo com você. O ensino tem muito o que melhorar. Sabemos que algumas escolas tem já uma visão um pouco melhor do que é aprender, mas são poucas. Quando eu me lembro dos tempos de escola tenho saudades dos amigos, não da escola. Hoje, como você, gosto de estudar porque escolho os cursos que gosto.
Beijos,
Rosana

 
às 08/01/2008, 09:52, Blogger Frontera disse...

Sim, Rosana, há poucas (e caras) escolas com propostas diferenciadas. Espero que meus filhos possam desfrutar desses modelos educacionais.
Beijos

 

Postar um comentário

<< Home