quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Fazer diferente

No começo, me sentia uma idosa. Em outros momentos, uma criança. Tudo porque tomei uma decisão aparentemente simples: usar o mouse com a mão esquerda. Nos primeiros dias, fechava as janelas quando queria apenas minimizá-las. Demorava para selecionar textos e me atrapalhava com os botões. Mas agora, um mês depois do início da experiência, me sinto voando.

Por que estou usando o mouse com a mão esquerda? Não, não me machuquei. O motivo foi uma entrevista que fiz com um terapeuta corporal. A pauta era sobre como evitar dores pelo corpo, especialmente no trabalho e na correria do dia-a-dia. A recomendação dele, resumidamente, foi a seguinte: não se mantenha no mesmo padrão corporal sempre. Um jeito sutil de dizer para não se acomodar em velhos hábitos.

Parece fácil, mas não é. Alterar movimentos corporais é mexer com a maneira de ver a vida. Talvez por isso as pessoas mais avessas a mudanças mantêm o despertador no mesmo lugar, os chinelos no cantinho de sempre e a escova de dentes ao alcance das mãos até quando estão de olhos fechados. Tudo muito, mas muito chato na minha humilde opinião.

Este relato pessoal é só para compartilhar um cisquinho das coisas que tenho aprendido nos últimos anos. Para falar que esse nosso insistente distanciamento em relação ao próprio corpo interfere profundamente no nosso comportamento. Parece simples e meio óbvio, eu sei. Mas conhecimento não significa sabedoria. Falar não quer dizer aplicar. E praticar isso, meus caros, é outra história.

4 Comentários:

às 28/01/2008, 23:35, Anonymous Anônimo disse...

É muito legal mesmo de tempo em tempo, trocar o mouse de lado, o aparelho de telefone na mesa de trabalho...
os especialsitas dizem ser uma verdadeira ginástica para o cérebro, veja outras:



· use o relógio de pulso no braço direito

· escove os dentes com a mão contrária da de costume

· ande pela casa de trás para frente

· vista-se de olhos fechados

· estimule o paladar: coma coisas diferentes

· veja fotos de cabeça para baixo

· faça palavras-cruzadas

· veja as horas num espelho

· faça um novo caminho para ir ao trabalho

· decore uma palavra nova por dia, da sua língua ou de uma outra


beijusssss

Patipetista

 
às 29/01/2008, 05:58, Blogger Drica <* *> disse...

Gostei da ideia! Nossa, depois da sua descricao, eu ate tentei, mas achei impossivellllllll!!!! Mas isso aih Martita... sempre aprendendo coisas novas.

bejitosss da Drica <* *>

 
às 29/01/2008, 13:22, Anonymous Anônimo disse...

Incrivelmete bom!. Muito bom.
Amei.
Beijos e aplausos

 
às 07/02/2008, 08:55, Blogger Frontera disse...

Pati
Vou seguir suas dicas, adorei!
Beijos

Drica
Não é tão difícil assim, juro.
Beijos

Mama
Obrigada, beijos

 

Postar um comentário

<< Home